(62) 98189-0399
(62) 3070-2345

Notícias


Vai viajar e levar o seu Pet? Fique por dentro das normas exigidas nas diversas situações.

Vai pegar a estrada ou viajar de avião e não quer deixar o seu Pet para trás? Hoje o tema que iremos abordar é sobre viagens com Pets.

Se tem uma coisa que a grande maioria dos tutores de cães e gatos têm, é duvida na hora de viajar com o seu bichinho de 4 patas. Então iremos sanar as principais dúvidas acerca do tema.

VIAGENS NACIONAIS

  • Vai de carro?

Para quem vai viajar de carro, a principal preocupação é como o Pet será alojado dentro do veículo. É importante lembrar que o cão não deve estar solto dentro do carro, pois isso deixará ele vulnerável no caso de uma colisão, podendo ocasionar em Óbito do animal. Uma opção é colocar o Pet em caixa de transporte ou então, para quem não possui caixa, uma outra opção é usar o cinto de segurança que vai preso no peitoral.

Em viagens mais longas o animal pode se estressar, portanto o ideal é fazer paradas constantes, e nessas paradas fazer passeios curtos, fornecer água e um pouco de alimento seco. Além do estresse, o Pet pode ficar enjoado, vomitar, ficar agitado, nesses casos evite dar ração durante a viagem e forneça algum calmante, no mercado existem algumas marcas de calmantes para cães e gatos, lembrando sempre em requisitar tal medicamento para o veterinário do seu animal.

 

  • Vai de avião?

Se for viajar de avião e quiser levar o Pet, a primeira dica é  conferir o cartão de vacinas do seu fiel companheiro, este deve estar vacinado contra a raiva com um prazo de no mínimo 30 dias e no máximo 1 ano. O próximo passo é se informar na companhia aérea na qual deseja viajar se eles aceitam Pets. Você terá  alternativa de despachar o seu animal assim como sua mala, nesse caso ele irá no compartimento de bagagens, e deverá estar em uma caixa de transporte. Mas como todo mundo sabe, o zelo dos funcionários das companhias com nossas malas e afins são bem duvidosos, não são todos que não dão a mínima, mas por terem pessoas assim, é melhor evitar que seu Pet viaje desse modo. A melhor opção é a de levar o animal junto com você, nesse caso cada companhia tem uma politica diferente. É necessário usar uma bolsa de transporte, e esta deverá ser colocada embaixo da poltrona da frente. Nesse modelo de transporte, não são todas as raças que podem viajar, pois o tamanho do animal deve ser o suficiente para ele dar uma volta de pé na bolsa de transporte e nem todas as raças e portes conseguem tal façanha, geralmente são animais de porte pequeno ou filhotes que conseguem. A bolsa de transporte deve possuir medidas específicas, cada companhia aérea têm sua exigência quanto a isso, portanto se informe antes de comprar a passagem. Aqui no Pet Shop Mundo Animal, trabalhamos com a AeroPet, uma bolsa de transporte que é aceita por todas as companhias aéreas que permitem esse tipo de viajem.

Além da vacina anti-rábica e da bolsa de transporte, um item obrigatório nas viagens nacionais é o atestado de sanidade animal emitido por um médico veterinário. Esse atestado terá validade de 10 dias a partir da sua emissão.

 

VIAGENS INTERNACIONAIS

  • ESTADOS UNIDOS

Se você irá para os EUA e quer levar consigo o seu Pet, as regras quanto a vacinação e ao atestado são as mesmas para o caso de viajem nacional. Se atente as regras exigidas pelas companhias aéreas quanto ao transporte dos animais dentro do avião, para saber se informe direto com a empresa na qual irá viajar.

 

  • UNIÃO EUROPÉIA

O protocolo usado para transporte de Pets para união européia funciona um pouco diferente do usado para os EUA, eles são bem mais exigentes. É preciso atender as seguintes exigências :

  1. Certificado veterinário uniforme da UE, emitido por um médico veterinário credenciado, acompanhado de documentos comprobatórios, tais como carteira de vacinação, onde deverá estar constado que o animal foi vacinado contra a raiva em um período mínimo de 30 dias e máximo de 1 ano.
  2. O animal precisa estar identificado por um microchip, inserido subcutaneamente, em conformidade com a norma ISO 11784 e com o anexo A da norma ISO 11785.
  3. Os animais devem ser submetidos a uma detecção de Anticorpos Neutralizantes contra o vírus da raiva, pelo menos 30 dias depois da vacinação anti-rábica e 3 meses antes da viagem.

Com relação ao modo como o animal poderá ser transportado dentro do avião, você deverá se informar com a companhia aérea na qual irá viajar.

 

Lembrando que o atestado de sanidade animal, o exame necessário para viajem para União Européia, a caixa de transporte ou bolsa você adquiri aqui conosco na Mundo Animal.

 

BOA VIAGEM